Qual o perfil dos consumidores modernos, você conhece?

 

Para atender às necessidades dos consumidores atuais, corretores (a) imobiliárias e empresas precisam moldar-se à realidade dos hábitos e escolhas do público-alvo, em relação às melhores oportunidades na sua jornada de compra.

Atender estes desejos e necessidades do novo perfil de consumidor é uma dos principais desafios e metas de todo corretor (a) de imóveis, Imobiliaria e empresas uma vez que clientes satisfeitos geram maior lucratividade e mais relevância no mercado.

No entanto, para que isso se efetive, é imprescindível entender os interesses e hábitos do comprador. Somente assim é possível disponibilizar as soluções mais apropriadas.

Mas o comportamento do consumidor não é fixo. Ele muda de acordo com a época e o contexto social.

Se você deseja vender para o novo consumidor, é importante conhecer o perfil do público-alvo, independentemente do produto ou serviço oferecido.

 O que é público-alvo?

"Segmento da sociedade com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesse etc.), ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens.” Fernanda Kutlak - Publicidad y Marketing

"Público-alvo é um segmento de consumidores ou de negócios com características semelhantes e que têm necessidades e desejos comuns que podem ser atendidos pelos produtos ou serviços de uma empresa específica."

 O que é comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor é o estudo da percepção dos consumidores sobre uma marca e o que os motiva a se relacionarem e comprarem os produtos e serviços. Esse estudo é multidisciplinar, usando elementos de áreas como psicologia, sociologia, economia e até antropologia.

Atualmente o principal objetivo é entender como, onde, quando e porque os consumidores tomam uma decisão de compra, tanto individual como em grupo.

Entender o consumidor e seu comportamento é de suma importância para saber como ele se relaciona com sua marca e o que o influencia no momento da compra. Assim, você consegue ser mais assertivo e mostrar as melhores soluções a este cliente.

Quando você passa a entender melhor o seu público o que o motiva a sua busca, conseguira se comunicar de maneira mais personalizada e atende lo no que realmente ele realmente procura.  Esse detalhe ajuda a aumentar, e muito, sua satisfação pela sua marca.

E de conhecimento de todos que clientes satisfeitos são mais fáceis de encantar e fidelizar.

O contentamento do cliente se reflete em todos os âmbitos do negócio, e o valor que ele atribui à sua marca também aumenta. Dessa forma, os produtos e serviços que você oferece são percebidos como itens de maior qualidade e valor agregado.

Quais fatores influenciam o comportamento do consumidor?

Mesmo que tenhamos certeza de que nossas seleções são completamente racionais, diversos estudos já atestaram que o comportamento do consumidor é impactado por fatores que passam despercebidos.

 Esses fatores podem ser:

Pessoais: os interesses e opiniões das pessoas podem ser afetados por aspectos como local onde residem, idade, gênero, profissão e experiências de vida;

Sociais: grupos de referência, como família, amigos e colegas de trabalho, também influenciam o comportamento de compra;

Culturais: valores religiosos, morais e relacionados a grupos sociais refletem em nossas decisões;

Psicológicos: por fim, temos fatores como motivação, visão de mundo e tipo de resposta diante de problemas.

Ou seja, compreender quais fatores podem influenciar o comportamento do consumidor ajuda a traçar estratégias de vendas e marketing mais eficientes.

Qual o comportamento do consumidor atual?

A internet e a transformação digital revolucionaram a maneira como acessamos informações e fazemos compras. Antigamente, o consumidor era obrigado a ir pessoalmente em várias lojas, plantões para escolher qual produto ou imóvel que gostaria comprar.

Hoje em dia, esse quadro mudou. Bastam alguns cliques para definir a melhor opção e até mesmo fechar a compra. Em um contexto tão dinâmico, portanto, é essencial conhecer o comportamento do seu cliente e como pode tirar proveito disso.

Procura soluções para seus problemas na internet!

Uma das principais características do comportamento do consumidor atual é a autonomia na hora de buscar respostas. Se, no passado, o cliente confiava em terceiros, hoje em dia, a aposta é no faça você mesmo (DIY).

O que quer dizer a expressão DIY?

Por ser amplamente difundido na mídia e nas redes sociais, você já deve ter ouvido falar do D.I.Y., também chamado de “Do It Yourself” ou, em português, “faça você mesmo”. Essa prática está tão na moda no século XXI que até parece uma novidade.

Para resolver a maioria de seus problemas, o consumidor faz uma busca na internet, ou seja, ele corre atrás da informação. É por isso que estão em alta os artigos de blog e vídeos voltados a conteúdos que solucionam pequenos problemas diários.

O Corretor (a) ou imobiliária que perceberam isso e, estão investindo cada vez mais em blogs com informações ricas, que respondam aos questionamentos das pessoas.  

Como resultado, os blogs ajudam esses negócios e empreendedores a criar autoridade na internet, o que faz com que eles ganhem a confiança de clientes em potencial.  

Assim, quando uma pessoa precisar de uma solução que essas empresas oferecem, tais marcas serão as primeiras que eles vão procurar. 

Cliente não quer ser bombardeado por propagandas!

No passado, a maneira mais rápida de atingir um cliente era investir em propagandas o tempo inteiro.  

Essa era uma forma invasiva de divulgar um negócio. Afinal, mesmo que alguém não tivesse interesse no que uma marca estava oferecendo, receberia tais propagandas o tempo inteiro.  

Como o comportamento do consumidor mudou, agora, quem procura uma marca ou um corretor (a) é o próprio cliente. Isso porque o consumidor moderno gosta de ser parte ativa na relação de compra. 

O marketing tradicional com foco em captação de clientes, com mensagens intensas, contínuas e uma publicidade muito forte, simplesmente não funciona mais. Na verdade, o consumidor moderno acredita que essas estratégias são invasivas e desnecessárias.  

Já as estratégias modernas são muito mais sutis!

O marketing digital, por exemplo, aplica conceitos como marketing de conteúdo, que tem como objetivo atrair clientes sem falar o tempo inteiro nas marcas e produtos da empresa. E, acredite, isso chama muito mais atenção do consumidor moderno. 

Por esse motivo, as empresas percebem que é cada vez mais desnecessário bombardear os clientes em potencial com publicidade tradicional, implementando estratégias de persuasão muito mais sutis. 

Compare diferentes marcas para ver qual lhe oferece o melhor custo-benefício! 

O consumidor moderno gosta de verificar a concorrência antes de comprar.

Se no passado era preciso ir de plantão em plantão para conferir os preços e condições de pagamento, e a qualidade do imóvel, agora é muito mais fácil. A internet disponibiliza diversos recursos (Tour Virtual, plantas, descritivos mais completos, vídeos em alta resolução...) para que os consumidores tenham acesso a informações reais sobre os produtos.

A compra depende não apenas dos custos reais, mas também de muitos fatores, como: 

Qualidade;

Durabilidade;

Grau de satisfação dos clientes; 

Usabilidade.

E o melhor de tudo, todas essas informações podem ser visualizadas online sem nenhuma burocracia. Além disso, é muito fácil e comum encontrar avaliações de outras pessoas sobre cada produto, o que melhora ainda mais a experiência de compra do usuário.

Comprar sem muita burocracia!

Estamos falando de um consumidor, que deseja comprar com agilidade e zero burocracia, processos demorados, complicados e confusos são desestimulantes e gera a desistência da compra.

As páginas de vendas devem ser criadas com a melhor experiência do cliente em mente. Do atraente ao persuasivo, apenas informações realmente relevantes devem estar presentes. Muitas estratégias podem ser utilizadas para tornar o processo de compra rápido e eficiente.

Uma delas é a aplicação do minimalismo nas formas internas dos sites de vendas. Quanto menos campos para preencher, melhor. E isso é importante não apenas para simplificação. O consumidor de hoje deseja fornecer o mínimo possível de dados pessoais a terceiros, principalmente por medo de fraudes.

Outro ponto importante diz respeito à velocidade de carregamento de páginas da web. Se o site da marca estiver lento, há uma grande probabilidade de a compra cair pela metade.

Os dispositivos modernos estão cada vez mais rápidos e o acesso é feito em um piscar de olhos. Portanto, design responsivo e um site rápido otimizado para dispositivos móveis são essenciais para acompanhar esse ritmo.

O cliente quer sentir parte de uma comunidade!

No mundo moderno nossas compras não são baseadas apenas em interesses pessoais. O consumidor mudou e agora faz parte da sociedade mais exigente.

Em suas relações comerciais, as novas gerações de clientes querem fazer parte de algo maior, de uma comunidade na qual ainda não estão inseridos.

Um exemplo de tal mudança, é a tendência pelo uso de sacolas ecológicas no lugar das tradicionais sacolas plásticas. Ninguém gostaria de ser responsabilizado  pelo aquecimento global e outros problemas ambientais. Este meio de pensamento passou a ter um valor muito importante na atual sociedade. 

O cliente gosta de saber a opinião de outras pessoas sobre determinados produtos!

Conseguimos com mais facilidade encontrar os comentários e outras pessoas na hora de fazer uma compra especifica? 

Para o consumidor a avaliação de terceiros tem uma relevância muito grande na hora da compra, por mais que sejam pessoas que não conheçam. Isso explica o crescimento de sistemas de recomendação, como as avaliações do Airbnb e iFood, por exemplo.

Existem estudiosos do mercado que apontam a confiança como nova moeda, ou seja, as pessoas confiam no que outros consumidores estão falando sobre determinado produto ou serviço.

As boas avaliaçães de uma empresa, corretor (a) e imobiliária na internet, ocasionara uma maior chance de que seus produtos ou seus serviços sejam adquiridos. E isso vale para tudo, desde a compra de um imóvel até restaurantes.

O novo consumidor procura por novas tendências do mercado!

Qualquer pesquisa de mercado tende a apontar para a mesma realidade: o consumidor moderno quer ser o primeiro a saber sobre as tendências.  

Diariamente são lançadas novidades em vários setores. São novos produtos, serviços, processos e muito mais. E o consumidor atual e muito mais imediatista e não quer esperar até amanhã para colocar as mãos em algo novo. 

Um exemplo são os lançamentos de produtos da Apple, os aficionados pela marca procuram os estabelecimentos oficiais assim que anunciados seus novos modelos (Iphone), só para ter o gostinho de conhecer as novidades em primeira mão. 

Por esse motivo, as empresas devem estar cada vez mais antenadas no que realmente o cliente gosta, ficar para trás não é uma boa opção e pode significar o fracasso do empreendimento.  

Se o cliente quer o novo, o empreendedor deve sempre oferecer uma experiencia unica e diferenciada dos demais concorrentes. 

Ao mesmo tempo, os negócios inovadores estão ganhando mais espaços no mercado em geral, os corretores (a) e empresas que não estejam atualizados, e não entreguem algo inovador ficara para trás.

Ou seja: pensar fora da caixa se tornou uma necessidade no mercado. 

O Cliente e influenciado por aquele que admira!

Uma das características mais comuns nos dias de hoje e o consumidor comprar com base nas recomendações de especialista em determinados assuntos em orientações fornecidas por pessoas que sabem muito de um determinado assunto.

Estes especialistas são chamados influenciadores digitais, profissionais que compartilham seus gostos e opiniões pessoais com seus seguidores.

Os influenciadores digitais são profissionais com milhares de seguidores em diversas plataformas sociais, como Facebook, YouTube e Instagram. No mundo digital eles têm a capacidade de identificar as tendências e mudar a opinião de seus seguidores e clientes em potencial.

O poder dos influenciadores é tão grande que as marcas os contratam diretamente para ajudar nas campanhas publicitárias. 

Preocupa-se com produtos ecologicamente corretos!

"Uma das características mais marcantes do comportamento do consumidor moderno é a preocupação e valorização do meio ambiente, da sustentabilidade e o aproveitamento correto dos recursos naturais muitos não abrem mão na hora da compra! Não e mais uma modinha criada por alguns, mas sim de uma preocupação verdadeira com o futuro da humanidade e do nosso planeta."

Produtos ecologicamente corretos, que apresentam o menor impacto ambiental possível, são os mais procurados pela maioria consumidores modernos. E não se trata de uma preocupação voltada somente ao meio ambiente natural, mas também ao bem social. 

Não abre mão de segurança ao realizar uma compra!

"Na hora de efetuar uma compra, o consumidor moderno espera por segurança completa. Os sites que oferecem certificados de segurança verificáveis, que atestem a integridade da operação terão a preferência do consumidor."

O cliente não abre mão de ter a garantia que terá seu dinheiro de volta, se algo der errado nas etapa e processo de compra do produto escolhido não satisfizer suas necessidades e expectativas. 

Todas as informações utilizadas pelos vendedores devem ser claras e de fácil entendimento. E muito importante você conhecer seu público alvo e assim encontrara o seu cliente ideal. 

Existem variações que tem que ser observadas mais de perto e, principalmente, conforme cada nicho de negócio. Pode acontecer uma pessoa que consome determinados produtos, tenha interesse por outros, mas é a probabilidade do públicos ser diferentes. 

É muito importante que cada corretor (a), Imobiliaria ou empresa trace o perfil de seu cliente ideal. Deste modo conseguirá criar uma estratégia de marketing específica e assertiva para seu nicho de mercado. 

A pesquisa de mercado deve ser uma constante para os corretores, imobiliárias e empresa. Observara as transformações do consumidor é imprescindível para tomar decisões importantes para obter maiores resultados.

  

Fonte de pesquisa https://hotmart.com/pt-br/blog/comportamento-do-consumidor  

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