Atendimento humanizado ao cliente 1º Parte.

 


O que é atendimento humanizado ao cliente e dicas de como colocá-lo em prática.
Atendimento humanizado é o processo em que o cliente, em contato com uma empresa, tem as suas necessidades atendidas com sucesso, ao mesmo tempo, em que a abordagem acontece com empatia e foco na resolução de problemas.



O atendimento humanizado ao cliente é uma estratégia de marketing fundamental para atrair e fidelizar os clientes. Isso porque o comprador atual espera mais do que ter os seus problemas resolvidos quando compra um produto ou serviço. Ele deseja ter uma boa experiência de compra.

É nesse cenário que o atendimento humanizado tem conquistado cada vez mais espaço nas organizações, já que, se implantado com sucesso, essa estratégia pode contribuir para o fortalecimento das marcas, o que é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio.

O que significa atendimento humanizado?

Podemos entender como atendimento humanizado é o processo em que o cliente, em contato com uma empresa, tem as suas necessidades atendidas com sucesso, ao mesmo tempo, em que a abordagem acontece com empatia e foco na resolução de problemas.

Assim, ao aliar os desejos dos consumidores com respostas precisas de um suporte mais humano, é possível estabelecer uma conexão mais próxima com o cliente, auxiliando nos processos de comunicação. Isso é essencial identificar as melhores soluções para cada cliente.

Com isso, é possível proporcionar uma melhor experiência, e a empresa, além de aumentar as chances de fidelização, também tem a oportunidade de criar verdadeiros defensores de suas marcas.

Além disso, é possível oferecer um atendimento customizado, aumentando os níveis de satisfação e de percepção da exclusividade das ações e respostas da marca.

O que é empatia?

Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo. 


Quais são os pilares para o atendimento humanizado ao cliente?

Como você pode perceber, o atendimento humanizado ao cliente consegue promover diversas vantagens competitivas para o negócio, tornando-o mais sustentável.

Além disso, para os resultados serem permanentes, é preciso ter em mente que esse esforço deve ser contínuo, e isso requer planejamento e um conhecimento bastante sólido das práticas que envolvem o atendimento humanizado.

Conhecer o cliente.

O principal pilar do atendimento humanizado é conhecer o cliente. Sem isso, fica praticamente impossível criar estratégias e saber lidar com as dores e expectativas da persona durante a sua jornada de compra.

Assim, é importante manter todos os dados dos clientes atualizados, a fim de adequar a comunicação com esses clientes. Com isso, é possível praticar as entregas de experiências muito mais completas e também assertiva, o que é fundamental para garantir a satisfação desse importante público de relacionamento.

O que é persona? 

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. 

Criar memórias positivas.

Qual a imagem que você quer que o cliente tenha de você e sua empresa?

De uma empresa que resolve os problemas e oferece diferenciais para facilitar o dia a dia dos seus clientes, ou uma empresa burocrática e pouco empática? Criar boas memórias no atendimento é fundamental para garantir uma experiência positiva de compra, aumentando as chances de o cliente indicar a sua empresa para outras pessoas.

Cultivar a empatia.

A empatia é fator determinante quando o assunto é atendimento humanizado. Por isso, é importante que você ou a equipe de atendimento consiga demonstrar empatia e preocupação verdadeira com a dor do cliente, indo além de posicionamentos e respostas oriundas de um roteiro.

Trabalhar com propósito.

Profissionais que trabalham com paixão pelo que fazem conseguem compartilhar com os clientes uma visão muito mais positiva da empresa e de seus processos, criando uma conexão entre eles muito mais profunda.

É claro que você e a equipe de atendimento precisam, além do tratamento humanizado, ter à sua disposição processos, fluxos bem definidos, e uma gestão capaz de resolver casos extraordinários.

Ao final, a soma de todos esses pilares e o respaldo da empresa em busca de melhorias contínuas consegue promover ações realmente transformadoras, que se tornam diferenciais competitivos para o negócio.

Fonte de pesquisa: https://rockcontent.com/br/ 

Redator Rock Content - 30 dez, 21 | Leitura: 7min

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