O que distingue um corretor(a) de imóveis de um vendedor?
Corretor(a) de imóveis e vendedores são profissionais que trabalham com vendas. Contudo, as profissões são diferentes, já que o vendedor oferece um serviço ou produto para potenciais compradores.
Já um corretor(a) de imóveis, por sua vez, é um intermediário que pode reunir os clientes aos proprietários de unidades imobiliárias. Em alguns casos, os vendedores trabalham para os corretores.
Portanto, esses profissionais desenvolvem habilidades distintas. Os vendedores podem ser empresas ou pessoas físicas. O corretor tem a possibilidade de representar o vendedor de imóveis durante as negociações que envolvem locação, compra e venda de unidades imobiliárias.
Há ocasiões em que eles representam o vendedor e o comprador visando facilitar as vendas.
Quer saber mais a respeito das diferenças entre essas duas profissões? Continue a leitura!
Qual é a diferença fundamental entre um corretor(a) de imóveis e um vendedor de outro setor?
Sabemos que um corretor não deixa de ser um vendedor, mas é inegável que existem diferenças entre um corretor(a) de imóveis e um vendedor de outro setor. Para entender efetivamente essa diferença, podemos falar que os corretores vendem mais que imóveis, e sim sonhos.
A seguir, observe o que diferencia um corretor de imóveis dos vendedores em geral!
O público é mais exigente.
O corretor(a) de imóveis trabalha com um cliente que irão comprar um bem durável que será usado durante boa parte de sua vida ou por toda ela. Por esta razão, esse profissional precisa ter vários cuidados com esses clientes.
Os quais não são cruciais na aquisição de bens que serão rapidamente consumidos, sendo assim uma das diferenças entre um vendedor e um corretor(a) de imóveis é que o público do corretor(a) de imóveis faz cobranças maiores e diversas exigências. Já um cliente de uma loja de calçados ou de uma loja de móveis compra produtos que vão durar menos, talvez alguns dias, meses ou anos.
É claro que não estamos falando que os outros vendedores não têm cuidados com seus clientes, mas pelo motivo que apresentamos, de ser algo mais duradouro, a atenção é bastante diferente de um para o outro. Assim, podemos concluir que o próprio cliente já apresenta a diferença entre um e outro.
Sempre ligado nas mudanças político econômicas.
Outra diferença bastante comum entre esses dois profissionais é que o conhecimento de um tem que ser mais aprofundado do que o dos outros. Enquanto alguns vendedores estão preocupados com coisas mais superficiais de vendas, os corretores devem estar sempre atentos às situações político-econômicas.
Não que um vendedor comum não fique atento a alguns pontos, como o vendedor de carro deve estar com a indústria automobilística, por exemplo. Mas para um corretor, se ele não ficar sabendo de tudo a todo o tempo, sempre por dentro de todas as notícias de sua área, ele ficará para trás e não irá se destacar entre todos os outros.
Especialização no mercado imobiliário.
Essa talvez seja a maior diferença entre um corretor de imóveis e um vendedor de qualquer outro tipo de setor. Os corretores devem se especializar para trabalhar no mercado imobiliário, mas os outros vendedores precisam somente aprender a efetuar vendas e ganhar experiência sobre determinados produtos.
Para se tornar um corretor, o profissional deve ter o CRECI, e o profissional precisa fazer um curso de especialização em transações imobiliárias. Já o vendedor precisa apresentar um diploma do Ensino Médio e realizar um treinamento relacionado à sua área de atuação. A sua capacitação depende do tipo de vendas, podendo ser por aulas ou cursos.
Qual é a importância de não ser um corretor de imóveis comum
É importante não ser um simples vendedor ou corretor de imóveis comum para atrair e fidelizar os seus clientes. Para obter ótimos resultados, é preciso se preparar, avaliar os desejos do público, manter-se bem-informado sobre o mercado e oferecer aquilo que o cliente busca. Invista tempo na criação de relacionamentos duradouros, atenda e oriente o público.
Como ter sucesso na profissão de corretor imobiliário?
Esse é um segmento cheio de oportunidades e valorizado pela sociedade. Porém, para trabalhar e se tornar um corretor(a) de imóveis bem-sucedido, é preciso ter conhecimento do mercado, habilidades para trabalhar com pessoas, aplicação de técnicas de vendas, etc. Observe abaixo algumas dicas essenciais!
Preze pela excelência no atendimento.
O atendimento é uma das principais ferramentas utilizadas pelo corretor de imóveis. Procure oferecer excelência desde o primeiro contato com os clientes, pois são eles que vão avaliar a sua seriedade, competência e comprometimento. Cause uma boa primeira impressão e seja pontual, além de manter um bom visual.
Prepare uma abordagem diferenciada
Desenvolva uma abordagem diferenciada para dar respostas ágeis às demandas dos clientes. A falta de preparo leva à perda de vendas, tendo em vista que as pessoas percebem a insegurança do profissional de forma negativa. Tenha sempre em mãos dados sobre os imóveis: fotografias, medidas, localização etc.
Ofereça a solução que seu cliente procura
Supere as expectativas dos seus clientes, oferecendo a ele a solução que ele realmente precisa. Ouça com calma as objeções, avalie os anseios do comprador e converta-as em negócios fechados. Esteja aberto para dialogar com pessoas inseguras que fazem inúmeras perguntas e contestações antes de assinar um contrato.
Conte com boas parcerias
Fazer boas parcerias pode ser uma ótima estratégia para desenvolver uma excelente carreira no setor imobiliário. Quem trabalha sozinho tem mais liberdade em suas metas e horários. Entretanto, as imobiliárias já têm a confiança de muitos clientes e podem oferecer uma carteira de imóveis maior, estrutura física, treinamentos, suporte em outras áreas, etc.
Continue sempre se especializando
Entendeu o que diferencia o corretor(a) de imóveis de outros vendedores?
Os profissionais que não estiverem atentos às novidades e mudanças constantes que ocorrem no universo imobiliário podem sofrer impactos negativos.
A falta de treinamentos atrapalha o fechamento de negócios e impede o progresso de quem atua nesse ramo.
Fonte: https://www.imovelweb.com.br/noticias/socorretor/corretor-e-vendedor/
Comentários
Postar um comentário