Quais os benefícios do atendimento humanizado para os corretores e empresas?
O que é atendimento humanizado ao cliente e dicas de como colocá-lo em prática.
Atendimento humanizado é o processo em que o cliente, em contato com uma empresa, tem as suas necessidades atendidas com sucesso, ao mesmo tempo, em que a abordagem acontece com empatia e foco na resolução de problemas.
O atendimento humanizado ao cliente traz diversas vantagens, mas podemos eleger a redução de custos e a fidelização como duas das maiores vantagens dessa estratégia. Para tanto, é preciso pensar em ações que auxiliem a equipe de atendimento a se tornar cada vez mais eficiente. Nesse sentido, vale a pena pensar na adoção da tecnologia como aliada para recolher e analisar dados com relação aos clientes, a exemplo do Big Data.
O que é Big Data?
“Big data é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados muito grandes. O termo big data surgiu em 1997, e foi inicialmente utilizado para nomear conjuntos de dados não ordenados em rápido crescimento. Wikipédia”.
Com isso, é possível assegurar que os serviços online e canais de autoatendimento também sejam mais eficazes, sendo importantes aliados do atendimento humanizado. A soma de todas essas ações, além de entregar uma experiência do consumidor mais eficiente, é responsável por reduzir os custos da operação de uma empresa. Logo, além de oferecer melhores produtos e serviços, ao apostar na humanização do atendimento, também é possível aumentar as chances de fidelizar o cliente, o que é muito mais barato do que conquistar novos consumidores!
Definição de fidelização de clientes!
“A fidelização de clientes é a probabilidade que os clientes continuem investindo seu dinheiro na sua empresa, e recomendando seus serviços ou produtos a seus amigos e familiares. Os clientes fiéis investem mais dinheiro em você, falam melhor de você e são usuários poderosos de seus produtos ou serviços. Os clientes se tornam fiéis com uma marca porque se sentem valiosos e identificados como clientes dessa empresa. O cliente fiel confia que a empresa atenderá seus interesses e confia no valor que recebem usando os produtos da empresa”.
Como fornecer um atendimento humanizado?
Oferecer um atendimento humanizado requer preparação, planejamento e recursos, além do apoio da alta gestão da empresa para as atividades acontecerem de forma contínua. Com isso em mente, veja a seguir como fornecer um atendimento humanizado!
Preparar a equipe de atendimento.
A equipe de atendimento da empresa é, literalmente, a cara do negócio. Por isso, é importante que ela seja bem treinada e tenha o conhecimento necessário para conduzir as atividades no dia a dia. Além disso, é preciso ter em mente que um bom atendimento vai muito além de criar um roteiro com um passo a passo indicando como agir em determinadas situações. Um atendimento humanizado requer empatia, proatividade e entusiasmo por aquilo que se faz.
Nesse cenário, promover treinamentos que elevem as competências comportamentais dos funcionários é fundamental. Eles precisam estar preparados para exercer um pensamento crítico, ter uma postura positiva e aptos para trabalhar em equipe. Exemplos de situações reais no atendimento ao cliente é uma boa forma de despertar o senso crítico da equipe. Com isso, fica mais fácil se inspirar e conseguir replicar esse comportamento.
Considerar os retornos dos clientes.
Os clientes são a melhor consultoria para a seu negócio, e fazem isso de graça, objetivando apenas ter um melhor atendimento. Por isso, o feedback dos consumidores não pode ser ignorado. Analisando as informações coletadas, é possível ter uma real percepção em relação aos serviços prestados, e identificar pontos de melhorias nos processos.
O que significado feedback?
“O conceito de feedback é definido como a comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação às suas ações, comportamentos, tarefas, entre outros. Em outras palavras, significa dar um retorno às pessoas para orientá-las sobre seu desempenho e como pode melhorá-la”.
Vale lembrar que isso apenas será possível se a empresa estiver disposta a ouvir e também a colocar em prática as melhorias necessárias para alcançar a excelência no atendimento. Portanto, a cultura do feedback deve ser fomentada na organização, a fim de que se possa chegar aos melhores resultados.
Vale apostar também em métricas de atendimento, ou seja, indicadores capazes de ajudar a identificar a situação de cada serviço e o que é preciso para otimizá-los, considerando o nível de satisfação e o sentimento dos consumidores de maneira individual. Assim, será possível mensurar o desempenho dos serviços da empresa e melhorar os processos que ainda não estão no nível de excelência desejado.
Apostar na personalização
Estudo conduzido pelo Segment, empresa que oferece serviços de plataforma de dados de clientes, revelou que o consumidor da atualidade visa vivenciar experiências personalizadas e está disposto a pagar mais por elas. De acordo com informações da pesquisa, 40% dos clientes americanos estão dispostos a pagar mais caro se recebessem um serviço personalizado.
A pesquisa também apontou que um atendimento humanizado gera maior fidelização. Para ter uma ideia, 44% dos respondentes disseram que voltariam a comprar da mesma companhia caso lhes fosse oferecido uma experiência personalizada. Portanto, a personalização do atendimento é a chave para a busca melhores resultados em vendas, e isso passa necessariamente pela humanização do atendimento ao cliente.
Adotar ferramentas tecnológicas
Ao contrário do que muitos imaginam, a transformação digital não é inimiga do atendimento humanizado. Os chatbots, por exemplo, são importantes recursos para oferecer um atendimento 24 horas por dia, conseguindo atender às principais demandas dos consumidores. Isso acontece porque eles estão programados para oferecer suporte personalizado, já que são integrados com os sistemas de informação da empresa.
Como mencionamos anteriormente, com o uso de dados do Big Data, é possível ter uma base de dados para responder às questões dos clientes de maneira automática, sem perder o foco no atendimento humanizado. Além disso, a plataforma consegue gerar um histórico do relacionamento com o cliente, ajudando a entender as demandas dos consumidores, contribuindo para que esse tipo de atendimento seja ainda mais eficiente.
Viu como é possível promover o atendimento humanizado ao cliente na sua empresa?
Para isso, é preciso apostar no desenvolvimento das competências da equipe de atendimento, tendo a empatia como um dos principais pilares. Além disso, a paixão pelo que se faz é essencial, e essa competência deve ser considerada na hora de montar o seu time de atendimento.
Fonte de pesquisa: https://rockcontent.com/br/
Redator Rock Content - 30 dez, 21 | Leitura: 7min
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