O que é o pós-venda e qual é a importância dessa estratégia para o setor imobiliário? 1º Parte
O pós-venda é muito importante para as empresas, principalmente para aquelas que trabalham com algum tipo de serviço. Mas talvez você se questione: por que investir em pós-venda no setor imobiliário?
Para muitas empresas, o foco de seus esforços deve ser o setor de vendas. Porém, as imobiliárias que querem ganhar um diferencial no mercado precisam pensar em estratégias para a continuidade do relacionamento com o cliente após a venda.
O que é o pós-venda e qual é a importância dessa estratégia para o setor imobiliário?
O pós-venda se trata do planejamento de ações em torno da fidelização dos seus clientes, a fim de garantir vantagens como a chance de indicações e mais oportunidades de negócios.
Ainda que esse ponto não ganhe o destaque que merece em muitas empresas e corretores, é fundamental investir em estratégias nesse sentido. Afinal, dedicar-se ao relacionamento com o seu cliente depois da compra pode ser uma maneira de garantir novas vendas gastando menos. Isso porque o comprador também pode se tornar um promotor do seu serviço. Assim, aumentam as chances de a reputação da sua imobiliária de você corretor(a) melhorar e você captar possíveis clientes.
Mas como estruturar o pós-venda, na prática?
Não se trata somente de garantir um único contato com o cliente para saber se ele ficou satisfeito com o seu serviço. Com isso, você terá um feedback pontual, mas que pode não ser suficiente para conseguir indicações e novas vendas.
Para construir um relacionamento sólido, é interessante obter retornos dos seus clientes de maneira regular. Esse é um jeito de você entender onde você corretor(a) ou sua imobiliária pode estar errando e saltar na frente da concorrência.
Quais são as etapas do pós-venda?
Desse modo, é bom conhecer quais são todas as etapas do pós-venda, que detalharemos mais adiante.
Adoção.
O primeiro passo é quando o seu cliente fecha o contrato de locação ou venda. Para não enfraquecer o contato, é importante usar uma estratégia de comunicação, a exemplo de uma mensagem de agradecimento em seu nome ou da sua imobiliária. Outra dica é enviar um artigo do blog da sua empresa voltado para esse perfil de cliente.
Retenção.
Mais um passo é entender qual foi a impressão que você ou a imobiliária deixou após a negociação. Portanto, uma pesquisa de satisfação com o seu cliente cai bem. Além disso, vale a pena colocar a sua empresa à disposição para atendê-lo se precisar.
Expansão.
Em seguida, daria um bom resultado elaborar um relatório sobre a interação com o cliente. Você pode analisar há quanto tempo ele fechou negócio com a sua imobiliária e se é possível oferecer mais um item da sua lista de serviços para ele.
Advocacy.
Essa expressão em inglês pode ser traduzida como advocacia. Desse modo, imagine que o seu cliente pode atuar em defesa da sua marca. Você pode oferecer um benefício por indicações, sortear prêmios por meio das redes sociais, entre outras estratégias para incentivar esse engajamento.
Como estruturar o pós-venda na sua organização?
Algumas questões são fundamentais no momento de estruturar o pós-venda da sua imobiliária. Inicialmente, é necessário não oferecer o que a sua empresa não pode dar aos seus clientes. Portanto, cumpra com todas as eventuais promessas de descontos e recompensas por indicações.
Depois demonstre interesse pela sua clientela e as necessidades que envolvem os serviços da sua imobiliária. Assim, você pode estreitar a relação para apresentar as soluções mais adequadas.
Além disso, amplie os pontos de contato com os seus clientes. Seja por meio de WhatsApp ou e-mail, esteja à disposição para tirar dúvidas e manter o relacionamento.
No próximo post conheceremos 7 estratégias de pôs vendas para você usar!
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