Corretor de Imóvel você sabe identificar o perfil do cliente que você está atendendo?
![]() |
Sabia que conhecer o perfil de cliente com que você está lidando pode ser o diferencial que garantirá o sucesso de uma negociação? |
Independentemente do segmento de atuação, um profissional precisa ser
capaz de interpretar o perfil de clientes adequadamente,
de modo a ofertar as opções mais atrativas e garantir a satisfação cada pessoa
com o serviço prestado. Para um corretor de imóveis, isso não é diferente, sobretudo quando se
leva em consideração o alto valor dos bens envolvidos em seu trabalho.
Você corretor de imóvel sabe como identificar o perfil de clientes?
Como identificar o perfil de um
cliente?
Acompanhe a jornada de compra
Com base nisso, a situação das pessoas interessadas em um imóvel se torna mais clara, já que o primeiro contato, ainda que virtual, revela muitas informações importantes. Outras vantagens destes tipos de ferramenta é a obtenção de dados para criar personas — perfis de clientes que representam as características mais comuns de quem procura pelos seus serviços.
Crie uma persona para seu
negócio
“Ter empatia é se colocar no lugar do outro. No entanto, ser empático envolve saberes diversos e mais profundos. Por mais que leituras, conversas e reflexões ajudem a compreender o outro, a melhor maneira de ser uma pessoa empática é na vida real. Ela pode ser exercida tanto com amigos e pessoas próximas quanto em ambiente profissional “
Mantenha o foco no primeiro contato
Escute cada cliente com
atenção
Aqui, é possível captar elementos que podem ter passado despercebidos em sua análise inicial. Além disso, é importante realizar perguntas que não sejam demasiado invasivas para acertar no direcionamento da venda.
Que tipos de cliente podemos
encontrar?
Alguns perfis já são bastante conhecidos no mercado. Assim, é possível
dividi-los de acordo com suas características principais. No entanto, há alguns
pontos que são comuns à nova geração que tem poder de compra: eles estão
mais conectados e engajados, o que faz com que tenham mais conhecimentos e
sejam mais exigentes.
Justamente por isso, é importante conhecer os distintos perfis de compradores, de modo a conduzir suas negociações com tranquilidade e segurança. Veja alguns dos diversos perfis de clientes com que um corretor de imóvel pode se deparar.
Investidor
Inexperiente
Diferentemente dos investidores,
pessoas inexperientes buscam por dados que
lhes inspirem segurança, como a qualidade de vida que o imóvel que desejam
oferecem.
Boa parte dos clientes de primeira viagem são recém-casados
ou pessoas que solicitaram crédito para
a compra de uma propriedade, o que cria a necessidade de apresentar opções
alinhadas às possibilidades de pagamento de cada um.
Especialista
Apresentar opções que reforcem o conhecimento dessas pessoas pode
funcionar como um incentivo para que decidam fechar negócio.
Familiar
É comum que a família faça parte da negociação, então é interessante
ouvir os requisitos de todos para oferecer um bem que os atenda ao máximo. Um detalhe bastante específico desse tipo de comprador é
que ele tende a fazer concessões sobre algumas exigências se isso significar
que algum benefício para seus familiares.
Sonhador
Realista
O perfil de clientes realistas é, basicamente, o contrário do sonhador. Ele tem em mente em que deseja investir seu dinheiro e já conhece bem o mercado imobiliário.
Porém, diferentemente do comprador
“sabe-tudo”, esse tipo de pessoa tem bastante abertura para ouvir o que
o corretor de imóvel tem a dizer, já que deseja conhecer ainda mais sobre o imóvel
que irá negociar.
É importante ter o cuidado de não apresentar
dados errados ou desatualizados, pois esse tipo de cliente tende a ser
bastante questionador.
Trabalhar de maneira consoante às tendências do mercado e se adaptar a cada novidade que surgir é o ponto - chave que permite que empresas e profissionais continuem relevantes.
Por outro lado, ignorar as
atualizações e ficar de fora delas é um sinônimo de incapacidade para competir
com a concorrência e oferecer o que os compradores desejam. Assim, é
imprescindível conhecer e entender o perfil de clientes que podem fazer parte de seus
negócios.
Fonte: https://www.imovelweb.com.br/noticias/socorretor/perfil-de-clientes/
Comentários
Postar um comentário