Perfil de consumidor: Geração Y ( Millenials)
Com o passar do tempo, os hábitos e aspirações da população tendem a mudar, o que inclui o comportamento de compra. Isso gera um grande desafio para quem quer se manter relevante no mercado, já que é preciso se adequar às expectativas dos clientes e entender a maneira como se relacionam com os serviços ou produtos oferecidos.
Essa realidade é presente também no mercado imobiliário, afinal, até pouco tempo atrás não era necessário diversificar significativamente as estratégias de convencimento para conquistar clientes tanto os mais jovens quanto os mais velhos. No entanto, as crianças daquela época cresceram e hoje representam cerca de 25% da população brasileira, tendo suas próprias expectativas e exigências. Trata-se da geração Y (ou millenials), que, inclusive, já tem um forte poder de compra.
Foi pensando nisso que elaboramos este post. Aqui, você vai entender a
importância de adequar seus serviços aos millenials, além de
conferir algumas dicas de como fazer isso!
Quais características definem os millenials?
A geração Y (formada pelos nascidos entre os anos 1980 e 2000) é
norteada por certa impulsividade, que pode ser notada pelo fato de que gastam
praticamente todo o dinheiro que ganham. Apesar de parecer simples atraí-los,
devido a seu perfil de consumidor imediatista, eles tendem a não
ser assim tão leais tanto às empresas em que trabalham quanto àquelas cujos
produtos costumam consumir.
Mesmo não poupando recursos, os millenials estão sempre
buscando por soluções mais econômicas, compartilhando seus gastos, por exemplo.
Exatamente por isso, é comum que a taxa de vendas de imóveis para pessoas nessa faixa etária
seja bastante reduzida, já que o aluguel se mostra bem mais atrativo.
Assim, para chamar a atenção desses consumidores para o mercado imobiliário, você precisa adequar as suas estratégias de captação às características dessa geração. Além disso, é preciso direcionar a eles as ofertas corretas, pois, como você pôde notar, eles têm um padrão de consumo bem definido.
Outro ponto fundamental é manter-se atualizado, já que os millenials nasceram e cresceram na época em que a tecnologia mais se desenvolveu, tendo a internet como um elemento presente em suas vidas. Por isso, apostar em soluções que envolvam o uso de softwares associados à web é uma excelente maneira de facilitar o acesso deles a seus serviços e a seu catálogo de imóveis.
Como atender a esse perfil de consumidor?
A geração Y é conhecida por sua busca por praticidade e facilidade. Por
essa razão, os imóveis que mais buscam são apartamentos, já que é mais fácil
encontrá-los em regiões centrais e com mais recursos. Mas há também alguns
outros fatores que chamam a atenção dos millenials, aumentando as
chances de que decidam fechar negócios. Fizemos uma pequena lista para que você
saiba quais são!
Tamanho reduzido
Justamente pela necessidade de encontrar soluções práticas, esse perfil
de consumidor prefere imóveis de menor tamanho. Isso se dá, principalmente,
pela redução dos custos envolvidos no aluguel e dos esforços com a limpeza do
espaço.
Localização estratégica
É consenso que morar no centro é atrativo para a maioria das pessoas.
Para a geração Y, isso não é diferente, afinal, eles dão preferência a
transporte público e aplicativos de transporte. No centro da cidade, eles se
encontram próximos da maioria dos serviços que utilizam.
Estrutura dos espaços comuns
Devido à redução no tamanho dos apartamentos, surge uma carência de espaços úteis. Por isso, edifícios ou condomínios com lavanderia, salão de festa e áreas de lazer e convivência, por exemplo, apresentam diferenciais que podem influenciar a escolha desses consumidores.
Sustentabilidade
Assim como a geração que os precede, os millenials são dotados de uma maior consciência ambiental. Por isso, os imóveis que contam com soluções ecológicas, como placas fotovoltaicas, hortas comunitárias, sistemas de reutilização de água, entre outros, tendem a se destacar.
Tecnologia
Por terem nascido em meio ao desenvolvimento tecnológico, esse é um motivo que essa geração preza na hora de escolher um imóvel. Sistemas de segurança automatizados, câmeras e bons elevadores, além da possibilidade de contratar um serviço de internet de qualidade são fatores decisivos.
Lembre-se de que é fundamental se manter atualizado e buscar adequar as suas estratégias às características de consumo dos millenials. Assim, você aumenta as chances de atrai-los e fechar cada vez mais negócios.
O que é a geração Y:
Geração Y, também conhecida por Millennials, a geração das pessoas que nasceram entre os anos 80 e início dos 90. São ainda chamadas de geração do milênio ou geração da internet, devido ao fato de serem os primeiros a nascerem num mundo totalmente globalizado.
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