Marketing de relacionamento: veja como aplicar no setor de imóveis.
O marketing de relacionamento é fundamental no setor imobiliário, garantindo uma aproximação maior com os clientes e, consequentemente, maior produtividade.
Sem dúvida, a
presença digital é fundamental em qualquer mercado e no setor imobiliário não
poderia ser diferente. O marketing imobiliário é essencial para o
sucesso de uma imobiliária e dos corretores de imóveis de uma forma geral.
No entanto,
existe uma forma de aproximar ainda mais os clientes das empresas: é o
marketing de relacionamento. Trata-se de uma forma de garantir aos consumidores
mais informações sobre os produtos que desejam consumir.
As empresas, por sua vez, têm mais facilidade de conhecer o perfil de cada cliente e saber o que realmente buscam. Dessa forma, garante-se o fornecimento de conteúdos adequados às suas necessidades, atraindo-os e gerando excelentes possibilidades de negociações. Neste conteúdo, você vai saber como aplicar o marketing de relacionamento no setor imobiliário. Continue a leitura e confira!
O que é marketing de relacionamento?
Trata-se de uma
estratégia que tem por finalidade uma aproximação maior com o consumidor e,
assim, construir uma relação mais duradoura e de confiança — garantindo o
fortalecimento da marca e autoridade no mercado.
Nesse contexto, a comunicação com o cliente não se dá apenas quando ele decide comprar, ocorre muito antes disso, e o melhor: não termina. Os processos pós-venda continuam. O objetivo vai muito além de ganhar um cliente, conquistar um fã ou alguém que admira e confia na marca, indicando-a para outras pessoas. Diante disso, conquistar o cliente é fundamental, isso ocorre por meio de um atendimento personalizado, construindo uma relação de confiança.
Como aplicar o marketing de relacionamento?
Para garantir
que os leads fiquem vinculados às imobiliárias, adotar o marketing de
relacionamento baseado em um planejamento dá excelentes resultados. Saiba o que
não pode faltar!
Utilize vários canais de contato:
Existem muitos
canais nos quais é possível entrar em contato com o público-alvo de uma
imobiliária ou de um corretor de imóveis. Há algum tempo, isso
ocorria por meio de anúncios em classificados. Hoje, porém, a comunicação
tornou-se muito maior devido à presença digital. O e-mail-marketing é
um canal muito eficaz, visto que por seu intermédio são enviados conteúdos
relevantes de interesse do cliente — garantindo que ele receba informações
relacionadas às várias etapas de uma compra.
Da mesma forma, existe a possibilidade de um contato maior com os leads por meio das redes sociais, nas quais é viável conhecê-los melhor e garantir que tenham acesso a publicações interessantes. Deve-se ter em mente que um conteúdo de valor tem que atender, principalmente, às necessidades do consumidor com informações pertinentes às suas principais dúvidas.
Descubra quem é o cliente ideal.
O trabalho que
envolve o marketing de relacionamento começa por coletar dados que definem
o perfil do cliente desejado. Alguns dados são essenciais, como:
classe social; escolaridade; faixa etária; região que reside; entre outras. Ou
seja, são informações necessárias para entender as necessidades de cada pessoa.
Conhecer os diferentes perfis interessados por imóveis colabora para classificá-los e, a partir daí, selecionar as prioridades de cada um. A mensagem que serve para uma pessoa, pode não servir para outra, dependerá muito do estágio de compra que ela estiver.
Utilize métricas para avaliar os resultados:
Avaliar os resultados é essencial para a obtenção de melhorias. Por isso, é tão importante a adoção de métricas para acompanhar o desempenho das ações no marketing de relacionamento e, se necessário, torná-las mais eficazes. A métrica mais importante é o volume de vendas, no entanto, outros indicadores podem ser úteis dependendo dos objetivos de uma estratégia. É fundamental trabalhar com a análise de dados para saber o que está realmente funcionando e o que será necessário ajustar.
Trabalhe a sua identidade:
Uma imobiliária ou um corretor de imóveis que trabalham a sua marca, fazendo seu branding, garantem um destaque maior frente à concorrência. O objetivo não é apenas atrair um potencial cliente que está atrás de um imóvel com um preço acessível, mas aquele que busca, principalmente, qualidade e um atendimento diferenciado.
Invista na personalização:
Dar toda a
atenção possível para cada potencial cliente contribui para que se sintam
únicos. Essa atenção faz a diferença. Trata-se de um tratamento
individualizado para cada cliente, conhecendo as suas principais
características e necessidades.
Mantenha-se disponível:
Quais são os benefícios do marketing de relacionamento?
O principal
objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes associem a
marca ao bom atendimento, por oferecer um serviço personalizado capaz de
elucidar qualquer dúvida. Confira os principais benefícios dessa estratégia!
Fidelização:
Manter-se
próximo e criar estratégias para alcançar a identificação junto a seu público é
fundamental. Dessa forma, os clientes se lembrarão sempre do corretor
quando precisarem dos serviços de corretagem de imóveis.
Valorização da marca:
A marca é um dos
maiores patrimônios de uma empresa. Já parou para pensar se sua marca é
lembrada quando um consumidor pensa em comprar ou alugar um imóvel? O fato é
que quando o marketing de relacionamento é bem trabalhado, isso é comum de
acontecer — contribui para a imagem positiva do seu negócio. O cliente se
lembra quando é bem atendido e o melhor, indica a sua marca para quem
precisa do serviço.
Aumento da satisfação dos clientes:
Clientes
satisfeitos são defensores da marca, voltarão sempre que precisarem e a indicarão
para quem precisa dos seus, serviço. Por isso, esse é um trabalho que, com
dedicação, surte excelentes resultados.
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Fonte: https://www.imovelweb.com.br/noticias/socorretor/relacionamento/
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