Home Equity: o que é e qual a diferença para o financiamento comum?

 


Você sabe qual a diferença do Home Equity em relação ao financiamento comum? Também conhecido como refinanciamento ou crédito com garantia de imóvel, a modalidade traz condições e benefícios específicos, que podem valer a pena para você quando precisar de um dinheiro extra. Por isso, entenda quais são suas características e as diferenças para o modelo tradicional.

O que é Home Equity?

Também chamado de refinanciamento de imóvel, ou crédito com garantia de imóvel, é basicamente um empréstimo que tem o seu imóvel atual como garantia. Desta forma você, como tomador, dá mais segurança para o banco de que tem intenção de quitar a dívida. Por conta disso, consegue melhores condições de crédito. Lembre-se que, para que seja válido, a casa ou apartamento deve estar no seu nome. 

A principal vantagem do Home Equity é que, exatamente por conta de ser menos arriscado para o banco ou instituição financeira, os juros são menores. Ainda, você tem prazos maiores e pode usar o dinheiro para qualquer finalidade. Ou seja, não há uma condição de uso específico. Este ponto será mencionado e esclarecido mais para frente, quando falarmos da diferença em relação ao financiamento comum. 

Qual a diferença do Home Equity para o financiamento imobiliário?

O primeiro passo é entender a diferença de finalidade e o ponto de partida da solicitação de crédito. No caso do Home Equity, a pessoa já deve ter a posse de uma propriedade, e a finalidade não é especificada. Como começamos a explicar acima, o dinheiro pode ser usado para organizar as contas, investir em um negócio, comprar um carro, viajar e até na reforma do seu lar.

Já para o financiamento imobiliário, como o próprio nome já indica, o seu objetivo final é a compra de uma casa ou apartamento. Ainda, você oferece um bem como garantia. Para conseguir a aprovação, outras condições devem ser respeitadas, como o máximo de comprometimento de renda familiar (de até 30%) e o mínimo de entrada do imóvel. 

Considerando esses aspectos, você provavelmente já percebeu que, se estiver procurando por um, dificilmente buscará o outro. Não são excludentes, mas são úteis em momentos diferentes. A exceção pode ser quando você quer comprar um imóvel, mas precisa vender o atual antes disso. Neste caso, há soluções como a antecipação de venda por exemplo, que funciona com base no home Equity.

O que você pode fazer com o Home Equity?

Basicamente, o Home Equity te permite usar o dinheiro para qualquer função que você precise. Quais são as mais usuais? Conheça as possibilidades:

Dívidas

Uma das formas de usar o crédito do Home Equity é para pagamento das suas dívidas e organização financeira. Ainda que você tenha este empréstimo no final, como ele tem custos financeiros menores, costuma valer a pena.

Negócio

Abrir um negócio e empreender é outra possibilidade. Claro que, aqui, é de extrema importância que haja organização financeira e um bom planejamento. Afinal, normalmente novos empreendimentos costumam levar um tempo para dar retorno.

Educação

Precisa investir na sua carreira ou na sua profissionalização? O empréstimo pode ser usado para financiar a sua educação e ajudá-lo na sua valorização profissional.

Projetos de reforma

Precisa reformar a sua casa ou apartamento? O Home Equity ou refinanciamento do imóvel também te permite fazer isso. 

Projetos pessoais

Vai casar-se e precisa de crédito? O seu tão esperado filho chegou? Ocasiões marcantes da vida das pessoas podem ser financiadas com essa modalidade de crédito.

Gostou deste conteúdo? Curta, deixe seu comentário!


Comentários

Seguidores

Total de visualizações de página

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas