
Em um mercado altamente competitivo e composto em sua grande
maioria por homens, o segmento imobiliário desperta o interesse do público
feminino, que atua hoje em dia nas mais diversas áreas, embora ainda enfrente a
reprovação e condições de salário diferentes para atuações no mesmo cargo.
Acontece que no marcado de imóveis o profissional ganha comissões pelas suas
vendas e dessa forma, as mulheres conseguem estar em igualdade com os homens
após vender.
Mesmo assim, deve-se
entender que desconstruir os padrões de uma profissão masculinizada não
acontece do dia para a noite, sendo preciso insistência e perseverança.
Mulheres são corajosas e carreiras que envolvem vendas podem ser um trampolim
para o sucesso, visto que o nível de atenção a detalhes, passagem de
informações mais completas e a capacidade de compreensão da situação dos
clientes são fatores que as mulheres geralmente dominam melhor e que podem
fazer a diferença na hora de fechar um negócio. Ainda assim, o preconceito com
o sexo feminino em ambientes tipicamente masculinos acaba ocasionando na perda
de oportunidades devido a boicotes de colegas da área.
As mulheres vendem
muito mais devido a sua dedicação em questões que envolvem maior cuidado e
interesses com a situação do cliente. É preciso compreendê-lo, e, geralmente,
os homens têm maior dificuldade em lidar com essas questões. Hoje em dia, o
poder de decisão, na maioria das vezes, tem uma mulher envolvida, pois a
aquisição de um imóvel é algo que impacta toda a família. Ter uma mulher
ofertando unidades para clientes dentro deste grupo traz uma propensão maior ao
fechamento do negócio e em menor tempo. Mulheres passam segurança ao levar o
maior volume de dados para os potenciais clientes e estudar os detalhes que
envolvem a venda com maior cuidado.
Vender um imóvel não
se resume apenas a entrega, detalhes de tamanho do ambiente e custos do
financiamento após fechamento do contrato. Quando um cliente fechará a compra,
gosta de saber detalhes importantes sobre a região onde se encontra o
empreendimento de interesse dele, o que há de relevante ao redor e as
facilidades que a área oferece. Conhecer bem o cliente ajuda a tornar os
encontros com ele mais produtivos. Se você sabe, por exemplo, que o cliente tem
2 filhos com idades de 5 e 11 anos, pode informar para ele que no raio de 3 km,
há escolas públicas e particulares que atendem as idades das crianças. Se os
pais ficam fora durante todo o dia, pode também informar que há supermercados
na região, que ajudam a facilitar as compras feitas perto de casa no tempo
livre da família. Saber onde ficam os hospitais mais próximos também é um ponto
relevante e os clientes dão valor para esse tipo de cuidado na hora de vender.
Uma das razões que
motiva as mulheres no mercado imobiliário é a flexibilidade de horários. Desta
forma, se mulher que for mãe, consegue levar ou buscar o filho no colégio,
fazer um curso ou faculdade e até mesmo frequentar academia ou outros tipos de
atividade durante a semana. Uma pesquisa divulgada pela Revista Exame em 2016,
indicou que 48% dos profissionais corretores de imóveis brasileiros já são
mulheres. As empresas percebem, também, maior efetividade em profissionais
femininas, além de empatia nas conversas realizadas.
Apesar de todos esses
dados positivos e bastante promissores, muitas mulheres ainda têm algum tipo de
receio na hora de se mostrar no mercado. Conhecendo o cenário muitas vezes
preconceituoso com o gênero, algumas delas buscam na internet um meio de
mostrar o seu trabalho e vender mais, deixando as visitas pessoais para um
segundo momento. Elas buscam especializações e maior experiência com outras
profissionais que já estão no mercado e tem muito a dizer sobre o assunto.
Desta forma, não precisam se expor desde o primeiro contato com o potencial
comprador. O público feminino é o que mais busca se especializar e
profissionalizar nas áreas de atuação de sua escolha, e no mercado imobiliário
não seria diferente. Isso é um reflexo direto do cenário que temos no país,
onde o maior volume de ingressantes em faculdades são mulheres.
Ainda que não seja o
mundo ideal para as mulheres, algumas barreiras já foram quebradas e há espaço
para que elas mostrem a qualidade de seu trabalho. O que precisa ser eliminado
ainda é o preconceito com as acompanhantes feminino em carreira cujo cenário é
preenchido por um volume maior de homens. O gênero não desqualifica ou
incapacita qualquer um a execução do trabalho de corretor de imóveis, portanto
é possível brilhar na carreira sendo homem ou mulher, com a mesma qualidade e
disposição.
Fonte: https://www.imovelweb.com.br/noticias/socorretor/carreira/mulheres-conquistam-o-mercado-imobiliario/
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