Sabia
que conhecer o perfil de cliente com que você está lidando pode ser o
diferencial que garantirá o sucesso de uma negociação?
Independentemente
do segmento de atuação, um profissional precisa conseguir interpretar o perfil
de clientes adequadamente, de modo a ofertar as opções mais atrativas e
garantir a satisfação cada pessoa com o serviço prestado. Para um corretor de
imóveis, isso não é diferente, sobretudo ao se considerar considera o alto
valor dos bens envolvidos em seu trabalho.
Conhecer
potenciais clientes
permite que as transações realizadas sigam por um caminho mais acertado. Assim,
é possível aumentar a quantidade de negociações e o reconhecimento no mercado,
o que, consequentemente, intensifica o retorno financeiro.
Você
corretor de imóvel sabe como identificar o perfil de clientes?
Como
identificar o perfil de um cliente?
Conhecer
bem cada cliente é o diferencial que pode determinar o sucesso de uma
negociação. Assim, é essencial contar com estratégias bem pensadas na hora de
traçar uma análise das pessoas que desejam comprar um imóvel. Pensando nisso,
existem alguns pontos importantes a que todo corretor de imóvel deve se atentar.
Acompanhe
a jornada de compra.
Hoje,
é praticamente impossível fugir da virtualidade. Se você quiser aprimorar seus
métodos de identificação de clientes, a internet é uma aliada que precisa estar
em seu plano de ação. Por meio de um portal imobiliário, redes sociais,
site, por exemplo, você pode acompanhar a jornada e perfil de seus
potenciais compradores enquanto buscam por uma casa ou apartamento. Com base
nisso, a situação das pessoas interessadas em um imóvel se torna mais clara, já
que o primeiro contato, ainda que virtual, revela muitas informações
importantes. Outras vantagens destes tipos de ferramenta é a obtenção de dados
para criar personas — perfis de clientes que representam as
características mais comuns de quem procura pelos seus serviços.
Crie
uma persona para seu negócio.
Com
uma ou mais personas já desenvolvidas, torna-se mais prático desenvolver planos
de ação para suas vendas. Como a maioria dos clientes tende a refletir
alguns dos perfis-padrão já traçados, você só precisará seguir o plano de
atuação, adaptando suas estratégias às particularidades de cada um. É
importante, porém, ter o cuidado de não soar muito técnico ou roteirizado,
empregando naturalidade e empatia durante o atendimento.
Empatia
“Ter
empatia é se colocar no lugar do outro. No entanto, ser empático envolve
saberes diversos e mais profundos. Por mais que leituras, conversas e reflexões
ajudem a compreender o outro, a melhor maneira de ser uma pessoa empática é na
vida real. Ela pode ser exercida tanto com amigos e pessoas próximas quanto em
ambiente profissional “
Carol
Firmino - Colaboração para VivaBem
Mantenha
o foco no primeiro contato.
Mesmo
tendo uma persona já bem desenvolvida, o primeiro contato com um cliente é
essencial para entender qual será a melhor opção de produto. Além disso,
trata-se de um momento importante para criar um vínculo de confiança. Assim, é
fundamental ter conhecimentos bem alicerçados acerca do mercado imobiliário,
assim como domínio de sua carteira de imóveis, de modo a sanar da melhor
maneira qualquer dúvida que possa surgir durante a negociação.
Escute
cada cliente com atenção.
Mesmo
que você já tenha entendido o perfil do cliente com que está lidando, é
fundamental ter atenção ao que eles têm a dizer. Aqui, é possível captar
elementos que podem ter passado despercebidos em sua análise inicial. Além
disso, é importante realizar perguntas que não sejam demasiado invasivas
para acertar no direcionamento da venda.
Que
tipos de cliente podemos encontrar?
Alguns
perfis já são bastante conhecidos no mercado. Assim, é possível dividi-los de
acordo com suas características principais. No entanto, há alguns pontos que
são comuns à nova geração que tem poder de compra: eles estão mais
conectados e engajados, o que faz com que tenham mais conhecimentos e sejam
mais exigentes. Justamente por isso, é importante conhecer os distintos perfis
de compradores, de modo a conduzir suas negociações com tranquilidade e
segurança. Veja alguns dos diversos perfis de clientes com que um corretor de
imóvel pode se deparar.
Investidor
Um
cliente que tem interesse em investimentos é, em geral, perfeitamente instruído
acerca do que deseja comprar. Isso faz com que seja fundamental demonstrar
conhecimentos precisos sobre os bens negociados e como se encaixam no mercado,
revisitando estatísticas e valores de rentabilidade, por exemplo. Neste tipo
de cliente é importante manter o foco no lado racional da negociação.
Inexperiente
Esse
tipo de perfil de clientes costuma ter uma imensa carga de dúvidas e
insegurança, já que essa será talvez a única negociação imobiliária que
realizará durante toda a sua vida. Diferentemente dos investidores,
pessoas inexperientes buscam por dados que lhes inspirem segurança, como
a qualidade de vida que o imóvel que desejam oferecem.
Boa
parte dos clientes de primeira viagem são recém-casados ou pessoas que solicitaram
crédito para a compra de uma propriedade, criando a necessidade de
apresentar opções alinhadas às possibilidades de pagamento de cada um.
Especialista
Lidar
com clientes “sabe-tudo” pode ser um belo desafio. Isso porque eles trazem
consigo uma bagagem expressiva de conhecimentos de mercado imobiliário,
engenharia e arquitetura. Assim, o corretor de imóvel deve estar preparado e
precisa encontrar o equilíbrio entre trabalhar uma estratégia de venda e
respeitar o ego desse comprador. Apresentar opções que reforcem o
conhecimento dessas pessoas pode funcionar como um incentivo para decidirem
fechar negócio.
Familiar.
É
um dos tipos mais recorrentes na rotina de um corretor de imóveis. Por
considerar os interesses da família, os elementos que mais chamam a
atenção desse tipo de cliente são os níveis de segurança, as possibilidades
de lazer e o conforto que poderão ser encontrados no imóvel. É comum que a
família faça parte da negociação, então é interessante ouvir os requisitos de
todos para oferecer um bem que os atenda ao máximo. Um detalhe bastante
específico desse tipo de comprador é que ele tende a fazer concessões sobre
algumas exigências se isso significar que algum benefício para seus familiares.
Sonhador.
Justamente
por não conseguir se decidir sobre o que quer em um imóvel, esse tipo de
cliente precisa de bastante ajuda para encontrar a propriedade ideal. É
fundamental que o corretor de imóvel estude com cuidado as características
dessas pessoas, já que ele será responsável por apresentar um bem que atenda da
melhor maneira às necessidades dela.
Realista.
O
perfil de clientes realistas é, basicamente, o contrário do sonhador. Ele tem
em mente em que deseja investir seu dinheiro e já conhece bem o mercado
imobiliário. Porém, diferentemente do comprador “sabe-tudo”, esse tipo de
pessoa tem bastante abertura para ouvir o que o corretor de imóvel tem a dizer,
já que deseja conhecer ainda mais sobre o imóvel que irá negociar. É importante
ter o cuidado de não apresentar dados errados ou desatualizados, pois esse tipo
de cliente tende a ser bastante questionador.
Trabalhar
de maneira consoante às tendências do mercado e se adaptar a cada novidade que
surgir é o ponto-chave que permite que empresas e profissionais continuem
relevantes. Por outro lado, ignorar as atualizações e ficar de fora delas é um
sinônimo de incapacidade para competir com a concorrência e oferecer o que os
compradores desejam. Assim, é imprescindível conhecer e entender o perfil de
clientes que podem fazer parte de seus negócios.
Fonte:
https://www.imovelweb.com.br/noticias/socorretor/perfil-de-clientes/
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